Philippe Abouid
Doutor em Comunicação Social (UFMG)
Mestre em Comunicação Social (UFMG)
Especialista/MBA em Marketing e Vendas
Jornalista
Com formação sólida em comunicação e ampla experiência prática no mercado, Philippe Abouid é CEO da Dawra, agência de comunicação, marketing, consultoria e treinamento especializada no varejo. A agência oferece serviços em Marketing de Varejo, Marketing Digital, Marketing Cultural, Social e Comunitário, além de cursos e consultoria voltados às áreas de vendas, Visual Merchandising, Diversidade e Inclusão.
O profissional é doutor e mestre em Comunicação e Sociabilidade Contemporânea pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Desenvolveu estudos na linha de pesquisa em Textualidades Midiáticas, com atuação em grupos reconhecidos pelo CNPq, como Tramas Comunicacionais, Nuccon e Insurgente. Sua trajetória acadêmica, somada a anos de atuação prática, resulta em uma visão estratégica que conecta teoria, inovação e aplicação empresarial.

Além da formação em jornalismo, possui MBA em Marketing e Vendas, o que permite articular comunicação e negócios com clareza e objetividade. Atuou como coordenador de comunicação e marketing em veículos de mídia, coordenou núcleos de extensão com foco em produção audiovisual e liderou equipes multidisciplinares em projetos voltados à cidadania, direitos humanos e comunicação política. Hoje, à frente da Dawra, conduz uma agência que não apenas planeja e executa estratégias eficazes, mas também promove transformações positivas para marcas, empresas e iniciativas culturais.
Publicações em revistas científicas e capítulos de livros
Comunicação, Marketing, Esporte e Diversidade
LGBTQIAPN+fobias
Comunicação, Colonialidades e a questão LGBTQIAPN+
Epistemologias queer
Imagens e Imaginários Midiáticos
Racismo e relações de gênero
Marketing e Visual Merchandising
_png_PNG.png)

